segunda-feira, 7 de março de 2016

Kefir - o que é e como fazer

Quaaase fico sem postar essa semana! Ando exausta, mas pra não falhar aqui no Blog decidi apresentar o Kefir pra quem não conhece.

Kefir de leite é uma colônia de bactérias e leveduras do bem, que fermentam leite, produzindo um super alimento probiótico (tipo um iogurte).

Em geral chama-se de Kefir tanto os próprios grãos, quanto o leite fermentado por eles, mas pra não confundir aqui, irei chamar os grãos de "Kefir" e o leite fermentado pelos grãos de "leite kefirado".

Segue o passo-a-passo de como cuidar / fazer:

Foto 1 - Grãos de Kefir na peneira, assim lindos porque tinha acabado de lava-los em água filtrada, especialmente pra fotografar. Quando o leite kefirado está ficando ácido demais, lavar os grãos pode ajudar (ou então diminua a quantidade grãos em relação ao leite, ou deixe menos tempo fermentando), mas atenção: lavá-los com frequência não é indicado e pode até matá-los.


Foto 2 - Coloque os grãos de Kefir em um pote ou copo, conforme a quantidade de leite kefirado que deseja fazer. A medida pra fermentar em 24 horas é de aproximadamente uma colher de sopa de grãos para 500ml de leite, ou uma colher de chá de grãos para um copo de leite, mas isso pode variar dependendo do clima / temperatura ambiente. Se quiser fermentar em menos tempo, coloque mais grãos pra menos leite.


Fotos 3 e 4 - Adicione o leite (uso integral) aos grãos de Kefir. Nas fotos, coloquei 1 litro de leite com 2 colheres de sopa de grãos de Kefir.



Foto 5 - Fecho o pote com tampa plástica (se fizer em copo tampe com um pano, mas jamais deixe aberto) e deixo em cima da geladeira. O Kefir gosta de temperatura ambiente, com calor demais (leite morno ou quente) ele morre, e com frio demais (geladeira, congelador) ele "adormece".


Foto 6 - Passadas 24 horas, temos o leite kefirado, isto é, o leite fermentado pelos grãos de Kefir!


Foto 7 - Mostando a consistência... sempre mexa antes de coar, facilita muito.


Foto 8 - Coloque na peneira e coe os grãos de Kefir.


Foto 9 - Separando os grãos de Kefir do leite kefirado, que é o leite após fermentação.


Foto 10 - Grãos de Kefir coados, prontos pra voltar ao pote e fermentar mais leite!


Foto 11 - Grãos de volta ao pote, agora é só adicionar o leite novamente.
Eu não lavo o pote todos os dias, faço 3 a 4 trocas sem ficar lavando o pote, numa boa.


Foto 12 - Leite com grãos de Kefir no pote fechado. Mais 24h e o ciclo se repete.


Foto 13 - Esse é o Leite Kefirado, o que foi coado dos grãos. Guarde na geladeira pra consumir depois, ou consuma logo após coar. É saudável pra nós e também para cães e gatos! É super nutritivo e faz muito bem pra flora intestinal. Meus cães ganham leite kefirado no mínimo 3x por semana.


Foto 14 - Mas e quando você já tem muito Kefir e quer dar uma pausa na produção? Ou quando sabe que terá dias corridos e não vai ter tempo pro Kefir? É só guardar na geladeira!!! 
Depois de coar, coloque os grãos em um recipiente limpo...

Foto 15 - ... cubra com leite o suficiente pra cobrir os grãos (e assim mantê-los hidratados).


Foto 16 - E coloque na geladeira! Se quiser fazer uma pausa mais longa do que alguns dias, basta CONGELAR, que os grãos se mantêm firmes e fortes por meses a fio.


Foto 17 - Essa é forma como eu dôo grãos de Kefir.
Aos poucos os grãos vão crescendo, se multiplicando, e se não aumentar a quantidade de leite, vai fermentar o leite cada vez mais rápido, então, assim que chegar na quantidade que você deseja fazer de leite kefirado (1 copo/dia, 1 litro/dia...), o que fazemos é separar o excesso de grãos pra doar aos amigos! Kefir NÃO SE VENDE! Coloco 2 colheres de chá de grãos em saquinho zip-lock e congelo.
Pra se ter ideia, comecei a "cultivar" Kefir em Dezembro de 2014 com menos de 1 colher de chá de grãos, e hoje tenho grãos pra doar sempre.


Foto 18 - Sugestão: leite kefirado com granola, pra consumo humano. Pode consumir de vários jeitos, é como um iogurte, mas com função probiótica muito melhor!!! Batido com frutas, apenas com açúcar, enfim.... ele puro tem sabor azedinho-ácido, tipo coalhada, mas açúcar ou qualquer coisa açucarada disfarça super bem!



E é isso! Quem for de São Paulo e quiser "adotar" grãos de Kefir, é só me escrever e vir buscar!


Pra quem tiver quaisquer dúvidas extra sobre o Kefir, pode me perguntar, mas recomendo muito dar uma olhada no blog Kefir Alimento Probiótico, é excelente e recheado de informações:

5 comentários:

  1. Interessante,vou conversar e mostra pra minha amada, quem sabe a gente entra em contato e faremos uma visita !,obrigadooooo

    ResponderExcluir
  2. Me disseram que da pra fazer o kefir com miolo do pao e leite e deixar uns dias mais nao deu muito certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá certo mesmo, tem que pegar os grãos de doação com alguém e então colocar no leite puro pra fermentar.

      Excluir
  3. Oi, Kathleen. Eu queria comprar os grãos, porque moro no Rio, portanto não posso aproveitar as suas doações (só de cães, rsrsrs). Que tipo de loja eu poderia comprar os grãos de Kefir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kefir não se vende/compra, é só procurar que você encontra doadores de grãos aí no RJ. No facebook e na internet tem grupos que se disponibilizam pra doar.

      Excluir