domingo, 28 de fevereiro de 2016

Puppy Culture

Hoje a filhotada aqui está com idades muito legais, embora dando bem mais trabalho: os mais velhos estão completando 37 dias de vida e os mais novos estão completando hoje 3 semanas ou 21 dias de vida.

No ano passado, ao ler o excelente artigo Fading Puppy Syndrome de Jane Killion, descobri o Puppy Culture. Curiosa e empolgada com os relatos de outros criadores de todo o mundo, adquiri o filme no início desse ano para me preparar antes de chegarem as ninhadas. Com a alta do dólar, o filme custou bem caro, mas ele vale cada centavo!!! Pra quem tiver interesse, saiba que entender inglês é imprescindível, já que o filme não tem legenda e é todinho em inglês. A boa notícia é que tendo o nível básico de inglês já é suficiente, pois a pronúncia é bem clara.

Puppy Culture é um filme (muito bem) elaborado por Jane Killion, americana, treinadora e criadora de Bull Terrier. O filme descreve e explica diversos fatores envolvidos em todas as fases de desenvolvimento do filhote, desde a gestação, e propõe um protocolo fantástico de manejo para cada uma dessas fases, com maior ênfase na fase crucial de sociabilização, que começa quando os filhotes começam a ouvir (geralmente perto de 21 dias de vida) e termina por volta da 12ª semana de vida. 

Parte do que o filme propõe eu já fazia (como por exemplo produzir diferentes e inesperados barulhos tão logo começam a ouvir), mas tem muito mais.
Eu estou absolutamente encantada com os resultados que venho tendo com meus filhotes.
Em alguns dias de condicionamento, com 35 dias de vida eles já sabiam que deveriam sentar, e não pular em mim, para ganhar atenção. Eu sinceramente não sabia que era possível modelar o comportamento de filhotes de apenas 4 semanas de vida.
Recomendo muito para qualquer pessoa que tenha que lidar com filhotes de qualquer idade, pois o filme traz dicas e informações que abrangem todas as fases e podem ser aplicadas também em filhotes mais velhos, sem falar no conhecimento científico que proporciona.

Aqui está um vídeo com trechos que filmei enquanto ensinava o "manding" aos filhotes:

2 comentários:

  1. Nossa,que maravilha!
    Isso é otimo para os donos e mais ainda para os caes,pois é muito triste ver um cao de 30kg tremendo por medo de algum barulho,que nao o ensinaram a lidar na infancia ou sendo excluido de certas situaçoes porque busca atençao pulando.
    Claro que a sua bela atitude nao é a soluçao de tudo,né?!
    Mas,meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, excelente publicação e seriedade do canil.
    Parabéns !

    ResponderExcluir