sábado, 13 de fevereiro de 2016

O que NÃO é um criador sério e ético

Hoje, muito cansada após cortar/aparar as unhas de 12 filhotes (depois de toda a rotina diária de cuidados e limpeza, e com muito ainda por fazer ao longo do dia), me peguei pensando no quanto eu (assim como outros criadores sérios e éticos) me esforço e o quanto isso é recompensador (me traz satisfação pessoal, sensação de felicidade)... mas, ao mesmo tempo, pensava na sacanagem que é ser comparada a criadores meramente comerciantes, ou até mesmo criadores que parecem sérios mas não se esforçam um décimo do que um Criador de verdade se esforça. Tenho visto tanta barbaridade (desde canis - às vezes até luxuosos e espaçosos - onde moram cães solitários e carentes de afeto, cadelas sendo acasaladas com menos de 1 ano e por cios seguidos, cães reproduzindo sem exames pra doenças hereditárias, até o pior do pior, aqueles que além de explorar os cães, ainda os mantêm em ambientes minúsculos, imundos e sem alimentação adequada) e conseqüentemente tanto equívoco em relação ao assunto, afinal a maioria das pessoas acredita que criador é tudo igual e só querem saber de ganhar dinheiro fácil. E foi então que resolvi escrever sobre esse assunto.

A criação de cães parece algo muito fácil. De fato, qualquer pessoa pode se entitular um criador de cães, afinal basta reproduzir uma cadela e registrar um nome de canil (para poder registrar os filhotes dessa cadela), para então ter filhotes com pedigree e puros (caso os documentos dos cães não sejam falsificados ou trocados).

Existem N tipos diferentes de criadores não confiáveis, mas alguns dos mais "disfarçados" e que enganam muita gente são esses:

- Os ingenuamente bem intencionados que acham que tudo é amor, que apenas cuidar bem e dar uma boa vida aos cães faz deles bons criadores, e portanto não há nada de errado em tirar ninhadas de sua cadelinha linda e bem cuidada pra vender seus filhotes. Errado. Cuidar bem faz deles bons proprietários (algo que todos os cães, de raça ou não, merecem), mas criar bem vai muito além disso.

- Os que acasalam cães com menos de 2 anos de idade, ou pior, acasalam cães com menos de UM ANO de idade, e ainda assim escrevem textos de amor e cuidado aos cães e à raça, relatam sua ansiedade, a concretização de um sonho, etc. Muito errado e triste. Isso é abuso, desrespeito, exploração. Se for uma cadela de raça grande ou gigante, que demora mais pra amadurecer, pior ainda! Com menos de 1 ano não se tem laudo confiável pra certas doenças hereditárias, como displasia coxofemoral, que deve ser feita com no mínimo 18 meses na maioria dos casos. Por causa da maturidade física e mental, fêmeas jamais deveriam ser acasaladas com menos de 18 meses, e machos jamais deveriam acasalar com menos de 12 meses. Ideal mesmo é que acasalem só perto dos 2 anos de idade, quando estiverem completamente desenvolvidos e com todos os exames de saúde em ordem.

- Os que gastam muito dinheiro comprando cães filhos ou da mesma linhagem dos mais famosos e ganhadores, e portanto têm a certeza de ter o melhor, não sendo preciso fazer nada além de reproduzi-los. Errado. Ainda quando se trata de importação os pais costumam ter exames de saúde, mas quando são provenientes de exemplares vencedores aqui no Brasil, nem exames de saúde pra doenças hereditárias esses cães, seus pais ou avós possuem! E mesmo os pais tendo exames, lidamos com biologia e genética, não matemática, e o criador sério TEM que se preocupar com saúde, só colocando seus cães em reprodução após realizar exames (ao menos o básico, conforme as doenças inerentes à raça). Pior que isso, existem criadores que chegam a falsificar laudos de saúde, ou até mesmo usar na reprodução um cão sem exames como se fosse outro cão com exames, condenando a raça que diz "amar".

- Os que gastam fortunas colocando seus cães nas mãos dos melhores handlers ou treinadores, que sabem da necessidade mas não se importam que seu cão precise ser maquiado pra vencer. Ou que gastam fortunas corrigindo problemas hereditários, como dentição incorreta ou incompleta (maquiando problemas), e depois se exibem como ótimos criadores com seus belíssimos (maquiados) cães. Está muito errado! Esse criador acha que está enganando a quem? Certamente a si mesmo.

- Os que se deixam levar pelas aparências e pelos títulos. Acasalam cães pelos seus títulos, nada mais. Não sabem o que buscam, não sabem qual seu ideal, só sabem dar valor a títulos e acreditam criar bem por criar só com cães que tenham títulos. Errado. Título nenhum é garantia de qualidade. E mesmo o cão sendo merecedor do título que possui, é preciso saber enxergar o que se busca e o que precisa ser melhorado, estudar cada vez mais para criar cada vez melhor.

- Os que fixam seu ideal em um exemplar e buscam desesperadamente produzir outro igual, fazendo acasalamentos consanguíneos, um atrás do outro, se justificando naquele exemplar famoso ou bonito que tem como ideal. Errado. Talvez essa seja uma das mais perigosas armadilhas pros que tentam criar em cima de cães famosos mas sem estudar genética, pois tal prática normalmente se revela totalmente inconseqüente e já provou diversas vezes produzir o efeito contrário: diminuímos a variabilidade genética e assim expomos os genes mais doentes que aquela linhagem possui, produzindo cães muitas vezes atípicos, com faltas desqualificantes e doentes. (Acaba acontecendo o mesmo com aquele criador de fundo de quintal que acasala mãe com filho, irmão com irmã, etc...)

Não surpreendentemente, em geral os criadores com esses perfis citados NÃO fazem qualquer exame de saúde (pra doenças hereditárias) em seu plantel. Fique atento.

Claro que os piores criadores são aqueles que não oferecem o mínimo de bem estar aos seus cães, mas esses nem podem ser chamados de criadores. Esses são meros produtores de filhotes. Esses não mostram os pais, geralmente nem dão endereço, vendem filhotes pela internet, entregam em casa, ou vendem pra pet shops. Criam várias raças, ou só as raças da moda. E enquanto tiver gente comprando filhotes deles, eles vão continuar explorando e maltratando muitos e muitos cães. Então nunca compre um filhote sem conhecer melhor o criador e seu trabalho em prol da raça.

** Eu ia escrever sobre o que é um criador sério e ético, mas o que seria uma introdução ficou tão longo, que vou parar por aqui, falando só do criador pouco confiável. No próximo eu falo do criador verdadeiramente preocupado com a raça que cria.

9 comentários:

  1. parabens , kathleen , excelente texto e sem dúvidA há muito mais o que falar .
    uma pergunta : quais os exames que certificam ausencia de doenças de coração e olho para reprodução ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia conforme a raça e a etiopatogenia da doença (tem diferentes doenças oculares e do coração). No caso do Dobermann, a avaliação direta e indireta dos olhos, feita por um oftalmologista, é o suficiente pra verificar a presença das doenças sabidamente herdadas (PHPV e PHTVL), além de checar a saúde ocular em geral. Em raças acometidas pela PRA, ou atrofia progressiva da retina, existem exames de DNA (não pra todas as raças ainda, infelizmente) ou então é necessário fazer um exame chamado eletrorretinografia pra detectar a doença.
      No caso de doenças de coração, no Dobermann costumam fazer eco e holter anuais, além de um teste de DNA que identifica a única mutação já mapeada (podem existir muitas outras) relacionada a doença, mas mesmo todos os exames não detectando nada, não é garantia de que aquele exemplar não carrega a doença ou não vai desenvolvê-la. Alguns têm morte súbita, sem qualquer sinal clínico prévio, por isso os mais criteriosos sempre batem na tecla de que mais importante que os exames, são: a longevidade e causa mortis dos familiares, e os acasalamentos planejados sempre evitando COIs elevados (excessiva consanguinidade).

      Excluir
  2. Parabéns pelo belo texto , visceral,verdadeiro,sério,continue escrevendo e o mais importante ,praticando a sua crença.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto também, é muito importante ter esse conhecimento. Estou acompanhando todas as postagens!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto,compromisso com a Verdade e Excelência no trato com os cães.Acompanhando sempre....

    ResponderExcluir
  5. obrigado, kathleen , mto esclarecedor o seu texto . parabens

    ResponderExcluir