Hoje nossos cães se deliciaram com a mistura de carne e vegetais fresquinhos e aproveitamos a oportunidade pra tirar fotos do preparo, dando uma idéia de como fazemos a comida da turma toda (alimentação natural) e também filmamos o Fosco e o Ryker comendo, pra provar como eles gostam!
Lembramos que nesse tipo de alimentação todos os ingredientes devem ser variados, sempre.
Trouxemos hoje da feira (fresquinho!): pescoço de frango moído (12 kilos), retalhos de fígado bovino (3 kilos) - claro, já tinha sido encomendado! -, vegetais (descritos abaixo) e conseguimos também alguns ossos crus de coxa e sobrecoxa de frango, então cada cão recebeu também 1 osso junto da refeição que será mostrada nesse post.
A mistura de vegetais que servirá para alimentar nossos cães hoje e mais uma vez é composta por: 1 pé de acelga, 2 maços de couve, 12 cenouras, 3kg de abóbora, 8 beterrabas pequenas, 1 abobrinha brasileira, 2 bananas, 1 mamão, 4 dentes de alho e 3 ovos com casca.
Os vegetais são todos batidos no liquidificador. Usamos o mínimo necessário de água (filtrada) e vamos passando o que é batido por uma peneira, de forma a reutilizar a água. Deixamos a beterraba para o final porque a água fica roxa e tudo que se bater depois fica roxeado. Os últimos batidos foram as bananas, o mamão e os ovos por não ser possível separar da água após bater, e dessa forma a água usada é totalmente utilizada ao final.
Os vegetais batidos, separados:
(a cenoura está escura por causa da água, usada para bater a couve antes)


Juntando tudo:
Abóbora, acelga, cenoura, couve e beterraba

Agora com o mamão e as bananas

Adição final - o que sobrou de água, batida com os ovos e alho (não faço mais dessa forma, veja ao final da postagem!!!), e a abobrinha

Meio misturado...

Bem misturado!

Usamos potes de sorvete vazios como medida e para acondicionar o que está pronto - uma parte será congelada e outra parte será utilizada:

Aqui mostramos como separamos o que será congelado - você pode nomear os potes/porções com etiquetas ou usar cores para identificar, como no caso da foto abaixo.
Os potes com tampa branca são da mistura de vegetais que acabou de ser feita, os potes com tampa vermelha são de pescoço de frango moído, o pote com tampa azul é retalho de fígado bovino e o pote amarelo é coração bovino moído:

Nessa foto começamos o preparo da mistura que será servida hoje - 3 potes dos vegetais batidos (cada pote dá cerca de 1800 gramas) mais 6 kilos de pescoço de frango moído:

Mistura/refeição pronta:

Vamos adicionar para cada cão um punhado de retalho de fígado bovino e 1 osso (tudo cru! sempre!!!):

Refeição no "prato", pronta pra servir:

(aprox. 700 gramas da mistura carne e vegetais + fígado + 1 osso)
Pra finalizar, um vídeo do Fosco e do Ryker comendo:
Bom apetite!!!
------------------------------------------------------------------------------
CORREÇÃO: Descobri - pela Dra. Sylvia do www.cachorroverde.com.br - que tanto o alho quanto o ovo perdem suas propriedades da forma como mostrei nessa postagem, então agora adiciono a lasca de alho e o ovo só na hora de servir! E para que a gema tenha seus nutrientes totalmente aproveitados, ela não deve ser estourada, a não ser pelo próprio cão na hora de comer.
A casca do ovo não é aproveitada se não passar pelo forno antes de ser triturada, então eu jogo fora as cascas (ou guardo para fazer o pó de casca de ovo, dispensável na dieta crua com ossos).
------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------
Oi Kathleen! Muito bacana está informação de como preparar. Agora vamos falar, pela quantidade de pote, você e o Leandro estão se acabando no sorvete!! rs rs!
ResponderExcluirCaco
Olá!
ResponderExcluirSou proprietário do Phanomen Neo, moro no Paraná e neste último mês adotei a alimentacão natural, vocês já possuem muita experiência neste assunto, caso queiram contribuir com alguma sugestão, será bem vinda.
Obrigado
Jefferson
Oi Jefferson,
ResponderExcluirNão ha nenhum segredo, mas se tiver alguma dúvida fique à vontade para entrar em contato.
Você está seguindo as orientações do CachorroVerde.com.br?
Eu sei que a postagem deste texto já foi feita a algum tempo, mas este tanto de ingredientes que você comprou, serviu para alimentá-los por quantos dias?
ResponderExcluirPor 2 dias, pois temos diversos cães.
ResponderExcluirPara 1 cachorro só você acha que eu gastaria muito? Pois não tenho ideia de preços, é um Dobermann com 7 meses e aproximadamente 30 Kg. Este tanto que vocês usam neste texto daria para uns 30 dias ou não.
ResponderExcluirÉ mais fácil você usar a planilha do CachorroVerde para calcular a quantidade de alimentos:
ResponderExcluirhttp://www.cachorroverde.com.br/index.php/planilha-para-calculo-automatico-das-quantidades/
Aqui tem as indicações para a dieta crua pra filhotes: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/cardapio-para-caes-filhotes/
Pela idade e peso, ele provavelmente vai ter que comer em torno de 1,5kg por dia.
Tem no CachorroVerde tudo para começar, instruções sobre os ingredientes, preparo, até sobre o custo (http://www.cachorroverde.com.br/index.php/quanto-custa-por-mes-oferecer-alimentacao-natural-caseira-a-um-pet/), siga o passo-a-passo do site, lendo TUDO você não terá dúvidas.
Vale, antes de começar, pesquisar preços (quando se gasta muito é por falta de organização, dá pra achar ingredientes de qualidade a preços ótimos), checar QUANTO de comida cabe no seu congelador pra fazer as encomendas com os fornecedores (que pode ser um açougue, ou um feirante) e tudo o mais.
Fiz o cálculo de alimento pra 5% do peso dele (30kg), o que dá 1,5kg de alimento ao dia, dividido da seguinte forma:
ResponderExcluirAlimento Quantidade (em gramas)
Ossos carnudos 750g
Carnes 225g
Vísceras 150g
Vegetais 375g
total: 1500g
Sendo assim, você precisará da seguinte quantidade de alimento para 15 dias:
ResponderExcluirAlimento Quantidade por dia / para 15 dias
Ossos carnudos 750g / 11250g
Carnes 225g / 3375g
Vísceras 150g / 2250g
Vegetais 375g / 5625g
total: 1500g / 22500g
Caramba, muito obrigado por estes cálculos, eu até vi as planilhas no site do cachorro verde, mas como estou no serviço não pude baixa-las, vou ver quanto cabe no congelador de casa e depois faço o cálculo para ver quanto comprar, só mais uma pergunta, não seria melhor dar o pescoço inteiro para ele poder mastigar mais ou tem alguma teoria sobre estar moído.
ResponderExcluirSim é melhor inteiro, leia o site cachorro verde que lá diz tudo. A comida que relatei nessa postagem não é o que deve ser seguido, foi apenas para exemplificar o preparo, mas a carne a ser misturada com os vegetais preferencialmente não deve ter ossos, a carne com ossos (pescoço e outros) você dá em pedaços mesmo e não moído.
ResponderExcluirEu li bastante lá no cachorro verde, é que tem dúvidas que só quem esta acostumado com a rotina pode sanar, e eu agradeço muito a ajuda que vocês tem dado e como você cria Doberman acredito que só quem realmente tem um Doberman pode me ajudar, pois pesquiso e leio muito sobre a raça e quase não encontrei relatos de pessoas que dão alimento natural para Dobermanns. Inclusive quando fui comprar o meu procurei com vcs que na época não tinham e me indicaram o Von Nordsonne.Não comprei la pois é muito longe comprei no Ichimonji.
ResponderExcluirOlá, acabei de fazer uma nova postagem sobre a alimentação dos meus cães. Ela está mais atualizada: http://phanomen.blogspot.com.br/2013/07/alimentacao-natural.html
ResponderExcluiroi ...onde comprar pescoço de frango moido ?
ResponderExcluirEm São Paulo tem no Mercadão da Lapa, box 22.
Excluir