sábado, 7 de julho de 2018

Suplementação de Cálcio usando casca de ovo em pó


Muita gente já está careca de saber sobre o uso do pó de casca de ovos como fonte de cálcio, inclusive observo bons resultados na grande maioria dos meus pacientes que o consomem.

Pra quem não sabe muito bem como funciona ou nunca ouviu falar sobre isso, veja essa publicação linda, escrita há quase 9 anos pela médica veterinária Sylvia Angélico do site Cachorro Verde, explicando o que é o pó (ou farinha) de casca de ovos:

Conheço vários cães com níveis ótimos de cálcio total e ionizado e que recebem pó de casca de ovos como principal fonte de cálcio na alimentação, então esse não é um assunto que me preocupa (eu peço a mensuração do cálcio regularmente e assim sei se a suplementação está ok ou não).

Mas, devido a algumas intercorrências (alguns animais acabam absorvendo mal ou menos do que deveriam o cálcio do pó de casca de ovos), há profissionais que são contra o seu uso. Falando especificamente da minha amostragem (meus atendimentos), são bem poucos aqueles casos em que identifico alguma falha no aproveitamento/absorção do cálcio do pó de casca de ovos, e desconfio principalmente de dois fatores:
1- A casca não ser tão bem triturada - o ideal é que fique fininha como pó!
2- A falta do meio ácido (o meio ácido faz com que o cálcio fique mais disponível para absorção).

Sabendo disso, salvei uma ótima dica dada pela magnífica Profa. Dra. Flávia Saad, que li em algum lugar meses atrás, de forma que o pó já fique "garantidamente" com cálcio totalmente disponível: basta deixar de molho em água com limão (meio ácido) e secar novamente. 

Segue o passo-a-passo completo pra fazer o pó de casca de ovos, incluindo a dica que comentei:

1- Pegue todas as cascas de ovos e coloque no forno para secá-las bem, mas sem tostar, normalmente 5 minutos em potência média são suficientes.
2- Tire do forno e bata as cascas no liquidificador, até que virem pó (nosso pó de casca de ovos!!!). 
3- Feito isso, coloque o pó em um pote/recipiente com água e limão  (um limão para cada 200ml de água). É importante que a água com limão cubra completamente todo o pó de casca de ovo.
4- Aguarde 2 horas enquanto o pó fica de molho na água com limão.
5- Volte o pó ao forno até que seque completamente. Pronto!

Quanto dar? Para adultos, 1 colher de chá de casca de ovos suplementa 1kg de comida caseira. Para filhotes a dose deve ser dobrada: 2 colheres de chá de casca de ovos para 1kg de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário