quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pastor Alemão - Cores


Uma forma bacana e fácil para conhecer e/ou entender as cores (oficialmente reconhecidas) da raça, com a nomenclatura comumente usada pelos criadores. No Brasil, tanto o bicolor quanto o black and tan são registrados como "capa preta".



44 comentários:

  1. Acheiuma boa idéia o esclarecimento sobre as cores. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Belga !!!
    mais ta muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Belga é outra raça, estamos falando só do Pastor Alemão!! :)

    ResponderExcluir
  4. no cruzamento entre zinza e black and tan,como escolher o filhote qui ficara na cor black and tan?seria possivel?

    ResponderExcluir
  5. Se cruzar cinza com black/tan podem nascer filhotes cinzas e também black/tan, então é só escolher um filhote black/tan da ninhada. Eles não mudam de cor, já nascem cinza, ou black/tan (capa preta), ou preto sólido.

    ResponderExcluir
  6. comprei um capa preta com 45 dias de vida, hoje esta com 2 meses e 15 dias e estou preocupado, pois o p�lo esta caindo, at� ai tudo bem, mas ele esta ficando meio cinzento principalmente na calda tipo grisalho isso � normal? ser� que vai aparecer a cor tradicional do capa preta? e se vai a quanto tempo? me ajudem estou preocupado.

    Grato,
    silvio quintans

    ResponderExcluir
  7. Pergunte ao criador (a pessoa que lhe vendeu ele), mas se os pais são capa preta, ele deve ficar assim também, deve ser apenas fase de troca da pelagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá,estou em duvida entre uma filhote toda preta e outra cinza pois pretendo reproduzi-las mais tarde porém meu cão macho é cinza,com qual delas há possibilidade de nascer filhotes capa preta?grata.

    ResponderExcluir
  9. Depende do cinza ter gene para o capa preta, tanto o macho quanto a fêmea. Se tiverem, poderão produzir filhotes capa preta.
    Já no caso do preto sólido, ele só tem gene para preto (é recessivo), portanto depende essencialmente com quem irá acasalar, se cruzar com um preto, só terá filhotes pretos.

    ResponderExcluir
  10. estou querendo comprar um filhote que aparenta ser bicolor. mas tenho uma duvida: quando ele crescer, há risco de ele alterar a cor e partir para um cinza? (gosto dele com as cores bem definidas, bicolor ou black/tan)

    ResponderExcluir
  11. O cinza nasce cinza, ele não muda de cor com a idade. Se o criador afirma que ele é capa preta, ele deverá ser capa preta com qualquer idade.

    ResponderExcluir
  12. Oi Kathleen, é noemal o cruzamento de um cão cinza com um black and tan? Isso não diminui a qualidade da raça? Quero comprar um filhote em Vitória, ES, mas não tem muitos disponíveis. Vc conhece algum criador por aqui? Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Absolutamente normal desde que ambos sejam Pastores Alemães PUROS (com pedigree). As cores são apenas variantes, não têm nada a ver com a qualidade do cão ou sua linhagem.
    Aumentar ou diminuir a qualidade vai depender das qualidades da linha de sangue usada, objetivos do acasalamento e qualidade dos exemplares propriamente ditos, não importa a cor deles.

    ResponderExcluir
  14. ola estou muito afim de compra um filhote bicolor
    porem eu não encontro
    caso alguem saiba de filhotes a venda
    infa.leodomingos@yahoo.com.br
    entre em contato comigo obrigado

    ResponderExcluir
  15. um p.a. capa preta (bem escuro) acasalado com uma p.a. toda preta, os filhotes serão bicolores ?

    ResponderExcluir
  16. Pode nascer qualquer cor (provavelmente bicolores e pretos), menos cinza.

    ResponderExcluir
  17. Tem o branco tbm mas obg pelo esclarecimento o meu é um capa preta

    ResponderExcluir
  18. Olá boa noite a todos !

    Eu tenho um pastor alemão capa preta macho é uma fêmea pastora toda preta, por acaso ela ficou gestante do pastor capa preta, os filhotes posso considera puro ou não, por ter pais de cores diferenciadas?
    Por favor me ajuda tirar esta dúvida?
    Agradeço pela assistência.

    ResponderExcluir
  19. Se eles possuem pedigree, sendo comprovadamente puros, os filhotes são puros sim pois as duas cores são aceitas pelo padrão da raça. Cinza, preto ou capa preta são cores oficialmente aceitas na raça Pastor Alemão, portanto é a mesma raça com variação na cor.

    ResponderExcluir
  20. Pedro Henrique 17/12/2013

    Teria algum problema o cruzamento de um Pastor capa preta sólido com uma pastora branca suiça? Que tipo de cor nasceria os filhotes?.

    ResponderExcluir
  21. O branco tem um gene W que anula a expressão da cor, por isso as cores oficialmente aceitas para a raça Pastor Alemão são o preto, capa preta e cinza.

    O Pastor Branco Suíço deve ser acasalado somente com outro exemplar branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathleen, tenho um macho branco suíço, e quero comprar uma capa preta, ambos com pedigree, caso ocorra o cruzamento deles que coloração pode sair? e os filhotes poderão ter pedigree também? algum problema de saúde nesse cruzamento?

      Excluir
    2. Os filhotes não terão direito a registro (pedigree) por hoje serem reconhecidas como raças diferentes. Não tenho certeza, mas talvez saiam todos brancos, ou parte branca (os que tiverem o gene W serão brancos) e outros com cor "normal" de pastor alemão.
      A princípio nenhum problema de saúde pelo cruzamento em si, desde que os pais sejam também saudáveis e isentos de doenças genéticas, mas será o mesmo que cruzar quaisquer outras raças diferentes entre si: terá mestiços ("sem raça definida").

      Excluir
  22. Olá Kathleen! Duas algumas dúvidas com relação as cores da pelagem no Pastor Alemão. Percebendo que tens bastante conhecimento na área, gostaria de fazer algumas perguntas para tentar sanar algumas dúvidas:
    1. caso uma fêmea cinza seja heterozigoto cinza/capa-preta, sendo coberta por um macho capa-preta poderia gerar somente proles capa-preta?
    Se essa mesma cinza for homozigoto, todos os filhotes nasceriam cinzas?
    Para obter um exemplar cinza escuro, tipo os cinzas das linhagens de trabalho, basta acasalar cinza com preto sólido?
    Sugeres algum livro (mesmo em inglês), que contenha informacoes sobre a genética das cores na raça Pastor Alemão?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Se a fêmea é cinza com gene para capa-preta, ela gerará filhotes cinzas, capa-preta e possivelmente também pretos se acasalar com um macho capa-preta, afinal o cinza é dominante e o preto recessivo.
    Se a fêmea ou o macho for cinza homogizoto (portanto o que chamamos de "cinza puro"), gerará 100% cinzas com qualquer par, seja ele capa-preta ou preto.
    Linhas de trabalho não têm somente cinzas escuros, tem em vários tons. Em geral, acasalando cinza com preto ou com capa preta fechada (bicolor), as chances dos filhotes serem cinza mais escuro é maior (pelo menos parte deles, pois é comum nascer um ou outro mais claro).
    Não sei de nenhum livro pra indicar, eu aprendi estudando através de material disponível na internet.

    ResponderExcluir
  24. Um cruzamento de viralata macho com pastor aleman femea pode nascer de qual cor? Tem risco de nascer alguns de raça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode nascer de qualquer cor, todos serão sem raça definida (mestiços). Pra ser de raça pura, é necessário que pai e mãe sejam de raça também, pois os filhotes recebem 50% do DNA da mãe e 50% do DNA do pai.

      Excluir
  25. Na cruza de uma cadela capa preta com um cão bicolor quais as possibilidades de pigmentação dos filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles poderão ser capa preta, bicolores ou pretos, com certeza absoluta nenhum será cinza (cor dominante na raça).

      Excluir
  26. Na cruza de uma cadela bicolor e um macho capa preta, os filhos podem nascer que cor, porque comprei um filhote todo preto só com uma macha branca no pescoço, e ele está com 30 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem nascer bicolores, capa preta e pretos sólidos como o seu. Só não nascem cinzas.

      Excluir
    2. Podem nascer bicolores, capa preta e pretos sólidos como o seu. Só não nascem cinzas.

      Excluir
  27. Por gentileza uma cadela cinza com gen negro cruzando com capa preta pode sair filhotes de qual cor muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem nascer filhotes das 3 cores (cinza, capa preta e preto).

      Excluir
  28. Boa tarde tenho um capa preta e u.a cinza como será os filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderão ser das 3 cores ou todos cinzas, depende do cinza ser cinza puro (só produz cinza) ou se tem gen recessivo pras outras cores.

      Excluir
  29. Ola queria tirar uma dúvida, ganhei um cão pastor de um amigo a uns 4 anos atrás. Sendo que ele ja tinha ganhado esse cão de um amigo dele, a principio ele me disse que era pastor alemão bicolor, com o passar do tempo percepi q o formato da cabeça dele é diferente da raça alemã, andei pesquisando na internet e vi que ele tem características semelhantes ao pastor finlandes. seria possível isso?
    Porque não vi em nenhum site que tenha esse tipo de cachorro aqui no Brasil.
    Minha dúvida é:
    1_Ele é pastor alemão misturado com outra raça?
    2_é realmente um pastor bicolor,pois existem variações no formato do crânio
    3_Ou curiosamente ele é um pastor finlandes?

    Seria possível tirar essa curiosidade sem um teste de Dna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais provável é que ele seja mestiço mesmo, mas pra ter certeza só fazendo DNA.

      Excluir
  30. Se os dois macho e fêmea são capa preta,deveria nascer tudo capa preta não é?minha pastor criou 4 capa preta 2 cinzas e 3 pretos,porque isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só nascem capas pretas e pretos. Eles são realmente puros (têm pedigree)? A mãe pode ter acasalado com outro macho além do pastor capa preta? Só existem 3 possibilidades: esses que parecem cinzas são capas pretas muito despigmentados (difícil acontecer), ou a mãe acasalou com outro macho além do pastor capa preta, ou pai ou mãe não são puros e possuem genética de cor diferente.

      Excluir
  31. BOM DIA. MACHO PRETO COM FEMEA BRANCA OS FILHOTES VAO SAIR DE QUE COR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor branco tem um gene W que anula a expressão da cor, vai depender para qual cor (preto, capa preta ou cinza) que ele carrega o gene. Não tenho certeza mas acho que podem nascer brancos (aqueles que nascerem com o gene W), pretos e talvez outra cor conforme a cor base do branco. Mas lembre-se, o acasalamento com brancos não é aceito/reconhecido e não é possível registrar filhotes, pois hoje são raças diferentes - pastor branco suíno e pastor alemão.

      Excluir
  32. Kathleen pelo que entendi dois capa preta podem gerar preto sólido?

    ResponderExcluir