A pedidos, estou postando novamente algumas fotos para mostrar o passo-a-passo do preparo da mistura de vegetais, que faz parte da alimentação dos nossos cães. As fotos foram feitas hoje!
Logicamente fazemos uma grande quantidade devido ao número de exemplares que temos para alimentar, mas serve como exemplo para quem não sabe como preparar essa porção da dieta.
Aqui estão os ingredientes usados na mistura feita hoje. À esquerda estão folhas de brócolis, frutas (mamão, manga e maçã), alho, ovos inteiros e algumas cascas que tínhamos guardado. À direita estão: beterraba, abobrinha brasileira, abóbora, cenoura, tudo isso cru, e mandioca cozida. Tudo já cortado e pronto para ser batido no liquidificador:
Aqui mostro como faço o reaproveitamento da água, comentado na postagem de fev/09. O que foi batido é coado com uma peneira, de forma a separar o excesso de água - que será reutilizado na próxima batida:
Coloco a água que foi coada de volta no copo do liquidificador para continuar batendo os vegetais:
Visto que algumas frutas são difíceis de coar após batidas (por exemplo: mamão e banana), deixo-as para o final, de forma a utilizar toda a água que foi coada dos vegetais já batidos. Por último, bato os ovos crus, cascas e alho (não faço mais dessa forma, veja ao final da postagem!!!) com o restante da água:
Então, misturo toda essa "gororoba" que acabei de bater no liquidificador. Nesse caso está quase tudo roxo por causa da beterraba (que aliás estava linda) - como reutilizo a água, tudo que é batido depois da beterraba fica roxo mesmo:
Com a mistura pronta, separo em potes:
Aí é só colocar no freezer para usar conforme a necessidade (foi o que fiz hoje com os 18 kilos de mistura feitos), ou usar para a refeição do dia, misturando com a carne.
Lembro mais uma vez que o segredo para se oferecer alimentação natural balanceada é, além da qualidade dos ingredientes, a variedade oferecida. Quanto maior a variedade tanto de carnes quanto de vegetais, melhor.
Claro que, como bons carnívoros que são os cães, a maior fração da dieta será composta de carne e ossos. Não é necessário dar vegetais todos os dias, mas caso isso seja feito, os vegetais devem compor no máximo 25% do que for consumido em um dia.
Para quem deseja seguir a dieta BARF, são oferecidas 2 refeições diárias, sendo uma composta por carne e ossos (pedaços inteiros) e outra composta por carne/miúdos e vegetais - no caso da refeição de carne e vegetais, a fração de vegetais não deve ultrapassar 50%.
Para quem não viu, aqui está a postagem anterior, em que mostrei o preparo da refeição de carne + vegetais: Preparando a comida
------------------------------------------------------------------------------
CORREÇÃO: Descobri - pela Dra. Sylvia do www.cachorroverde.com.br - que tanto o alho quanto o ovo perdem suas propriedades da forma como mostrei nessa postagem, então agora adiciono a lasca de alho e o ovo só na hora de servir! E para que a gema tenha seus nutrientes totalmente aproveitados, ela não deve ser estourada, a não ser pelo próprio cão na hora de comer.
A casca do ovo não é aproveitada se não passar pelo forno antes de ser triturada, então eu jogo fora as cascas (ou guardo para fazer o pó de casca de ovo, dispensável na dieta crua com ossos).
------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------
Essa postagem ficou muito legal mesmo. Para quem está começando agora a dar AN aos cães(como eu), tem instruções legais e mais sugestões para variar o cardápio (já acrescentei à listinha que estou fazendo o manga e o mamão - manga por sinal a gente acha aqui em Rio Branco em todas as ruas da cidade... para mim, uma opção bem econômica.. rs). Ah! E não sabia que os ovos íam com casca e tudo. Mais uma anotação. ;)
ResponderExcluirEu sempre cozinho os ovos com a casca e dou inteiros. Interessante saber que posso dar cru batidos com os legumes.
ResponderExcluirCORREÇÃO: Descobri - pela Dra. Sylvia do www.cachorroverde.com.br - que tanto o alho quanto o ovo perdem suas propriedades da forma como mostrei nessa postagem, então agora adiciono a lasca de alho e o ovo só na hora de servir! E para que a gema tenha seus nutrientes totalmente aproveitados, ela não deve ser estourada, a não ser pelo próprio cão na hora de comer.
ResponderExcluirA casca do ovo não é aproveitada se não passar pelo forno antes de ser triturada, então eu jogo fora as cascas (ou guardo para fazer o pó de casca de ovo, dispensável na dieta crua com ossos).