domingo, 7 de fevereiro de 2016

Estimulação Neurológica Precoce (ENS)


Olá!

Fiquei surpresa com o número de comentários/mensagens que recebi após a última publicação aqui no blog. Gostei muito do feedback. Ia mesmo escrever sobre a ENS em algum momento, mas como foi o assunto "mais pedido", já vou falar sobre ela nessa segunda postagem do ano.

A Estimulação Neurológica Precoce é chamada por aí pela sigla ENS, abreviação do nome em inglês: Early Neurological Stimulation. E eu, que também já me habituei a falar ENS, vou chamá-la dessa forma daqui em diante pra facilitar.

O artigo completo, que fala não só sobre a ENS propriamente dita, mas sobre os fundamentos e estudos similares em outras espécies e a importância da socialização e do enriquecimento em conjunto, você encontra nesse link no site do autor: http://www.breedingbetterdogs.com/article/early-neurological-stimulation
E aqui tem o link com um resumo da ENS, bem enxuto e prático pra quem quer ir direto ao assunto: http://www.hokkaido-ken.eu/pdf/ens_program.pdf

Eu tomei conhecimento da ENS faz pouco tempo, mas esse protocolo sugerido pelo Dr. Battaglia já é um antigo conhecido de muitos criadores pelo mundo. Basta digitar no Google e aparecem muitos resultados pro assunto, o que me levou também a tomar conhecimento do outro lado da moeda: a discussão sobre a real utilidade da ENS, sua origem e embasamento científico.

Me parece que a ENS pode não fazer diferença quando a socialização é bem feita. Li relatos de criadores que fazem a ENS há 10 anos mas, pecando na socialização, não permitiam que seus filhotes alcançassem todo seu potencial, pois relataram melhores resultados quando passaram a dar mais atenção à fase crítica de socialização. E encontrei também esse trabalho: Evaluating the effect of early neurological stimulation on the development and training of mine detection dogs, que avaliou os efeitos da ENS em cães de detecção, nos quais não foram vistas diferenças entre indivíduos submetidos à ENS e os não submetidos a ela, mas todos muito bem socializados.

De qualquer forma o protocolo faz sentido pra mim e, não representando risco ao filhote, resolvi aplicá-lo pela primeira vez na ninhada atual, que completa hoje 16 dias de vida (hoje foi o último dia de ENS). Pretendo, de agora em diante, aplicar a todas as ninhadas que nascerem sob os meus cuidados. Se a ENS não faz mal e pode ajudar, por que não aplicá-la?

O autor da ENS afirma que, aplicando o protocolo, são notados benefícios como:
  • Melhora do desempenho cardiovascular (frequência cardíaca)
  • Batimentos cardíacos mais fortes
  • Glândulas adrenais mais fortes
  • Maior tolerância ao estresse
  • Maior resistência a doenças
Isso tudo, em tese, se deve ao estímulo gerado por uma correta/pequena carga de estresse a que um filhote é exposto em determinada fase de vida (se ficou interessado em entender melhor, leia o artigo completo - o link está mais acima).

A ENS deve ser aplicada especificamente do 3º (terceiro) ao 16º (décimo sexto) dia de vida do filhote, uma única vez ao dia pra cada filhote.
Importante: se os filhotes estiverem passando por qualquer outro estresse, por menor que seja (corte de cauda, ou com diarréia, por exemplo), não deve-se aplicar a ENS naquele(s) dia(s), com o risco de exagerar na carga de estresse e fazer mal ao filhote.

A ENS é formada por 5 exercícios, que devem ser aplicados por 3 a 5 segundos cada (são segundos mesmo, basta contar até 5 em cada exercício), uma vez ao dia:

1 - Estimulação tátil
Segurando o filhote em uma das mãos, você deverá estimulá-lo delicadamente (cócegas), passando um cotonete entre os dedos de qualquer pata, por 3 a 5 segundos. Não é necessário ver que o filhote esteja sentindo o cotonete ou cócegas (muitos filhotes nem ligam, o que importa é a aplicação do estímulo).

2 - Cabeça erguida
Com as duas mãos, segure o filhote de forma que fique com a cabeça pra cima, perpendicular ao chão, por 3 a 5 segundos.

3 - Cabeça para baixo
Segurando o filhote firmemente com as duas mãos, vire-o de cabeça para baixo (de ponta-cabeça), perpendicular ao chão, por 3 a 5 segundos.

4 - De barriga pra cima
Segure o filhote com as duas mãos, mantendo-o deitado de barriga pra cima, com as costas nas palmas de suas mãos e focinho apontado para o teto, por 3 a 5 segundos. Se o filhote estiver com sono, vai "dormir", ou então vai tentar se virar, nesse caso apenas o acomode entre suas mãos da forma mais acolhedora possível e tente acalmá-lo com carinho até dar os 3 a 5 segundos.

5 - Estimulação térmica
Usando uma toalha levemente úmida e fria, previamente deixada na geladeira por 5 minutos ou mais, coloque a toalha em cima de uma mesa, então coloque o filhote na toalha, com as patas tocando a toalha fria, sem impedi-lo de se mover (mas tomando todo cuidado para que ele não caia). No desenho do artigo mostra o filhote e a toalha nas mãos, mas a recomendação mais atual é colocar em uma mesa - cuidado para não deixar o filhote cair!!

Todos os meus filhotes ficaram agitados em todos os exercícios e todos os dias, então deu um certo trabalho mas é rapidinho e muito simples. Nos dois primeiros links que coloquei lá no começo desse post, tem os artigos com as imagens mostrando cada exercício.

Os filhotes passam por 2 períodos críticos, limitados e insubstituíveis. O primeiro é esse período da aplicação da ENS, do 3º ao 16º dia de vida, e o segundo período e mais importante de todos é o da socialização ou estimulação social, que começa quando começam a escutar (por volta do 21º dia de vida) e vai até a 12ª semana de vida (podendo se estender até a 16ª semana de vida, dependendo do indivíduo).

Seguindo a linha de raciocínio do Dr. Battaglia (autor da ENS), para permitir que um filhote alcance todo o seu potencial e dar a ele o melhor início de vida possível, tenha certeza em fornecer:

  • estimulação neurológica precoce (entre 3 e 16 dias de vida)
  • abundante socialização de qualidade - especialmente importante entre a 4ª e 12ª semanas de vida
  • atividades de enriquecimento, começando cedo e continuando por toda a vida do filhote

Aos poucos vou falar mais sobre esses dois últimos itens, especialmente socialização, fase tão importante e muitas vezes negligenciada até por nós que "respiramos cachorro". Eu sempre senti a importância dessa fase mas confesso que repetidamente pequei muito nela, deixando de agir (isto é, socializar os filhotes) de forma mais intensa e regular por causa da correria do dia-a-dia, o que eu espero mudar a partir desse ano, seguindo o "plano de ação" fantástico e muito bem elaborado pelo Puppy Culture Program (pra quem não conhece, falarei mais a respeito em novas postagens).

Espero que tenham gostado e, aos que ainda não conheciam a ENS, que desfrutem de mais um tiquinho de conhecimento, sempre fazendo uso do bom senso e do senso crítico para toda nova informação (e também para qualquer coisa na vida). Questionar, analisar e "digerir" qualquer informação antes, para então aceitar/aprovar ou não, é muito importante.

Um ótimo carnaval/feriado pra vocês, e até semana que vem!

Gretta, minha primeira Dobe com pedigree, matriz fundadora do meu canil, em um carnaval qualquer quando ainda era jovem-adulta, tenho quase certeza que essa foto é de 1997.

7 comentários:

  1. Parabéns e muito obrigado Kathlen por compartilhar os seus conhecimentos.

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  2. Muito grato por compartilhar sobre ENS,gostaria de obter comentários sobre os benefícios que vc está observando,vejo que está bastante entusiasmada.

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    1. Creio que não terei como saber o que terá sido benefício especificamente da aplicação da ENS, mas acho muito válido pelas possibilidades.

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  3. Nossa,bem legal a ENS,os resultados são muito interessantes.
    Mas falando de socialização,ainda tenho muitas duvidas,por exemplo,que atitudes aceitar e quais reprimir nessa faze delicada de desenvolvimento.

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    1. O ideal é proporcionar o máximo de experiências positivas ao filhote na fase de socialização, afinal é uma fase em que ele estará muito mais sensível tanto pra absorver as boas experiências, quanto para as ruins, e as carregará pro resto da vida.

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    2. Tem mais a ver com a parte de educação essa questão de "quais atitudes aceitar ou reprimir". Mas quando o filhote está na fase crucial de socialização é melhor não dar chance aos erros e em compensação induzir e recompensar os acertos. Funciona melhor assim, pro raciocínio deles!

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  4. Humm,entendi,obrigada!

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