terça-feira, 16 de julho de 2013

Alimentação Natural

Devido aos diversos contatos que recebemos de pessoas interessadas na Alimentação Natural, quase sempre curiosas quanto ao que e quanto de cada alimento os nossos exemplares comem, decidi fazer esse post.

Quanto às dúvidas sobre o preparo e oferta, minha recomendação é sempre a mesma: LEIA TODO O CONTEÚDO DO SITE www.cachorroverde.com.br! Geralmente me questionam sobre assuntos que são abordados e super bem esclarecidos pelo site. Eu sei onde tem cada resposta porque eu li o Cachorro Verde inteirinho e é por isso que eu indico: o site é uma fonte quase que inesgotável de informação sobre dietas caseiras para cães e gatos saudáveis.

Você quer saber O QUE e QUANTO os nossos cães comem para ter ideia do quanto o seu cão deverá comer?

Primeiro é preciso descobrir quanto de alimento é necessário, por dia, e isso é individual. Vai depender não só do tamanho e porte físico, mas do metabolismo e nível de atividade.

Atualmente temos 22 cães conosco e os alimentamos com o modelo de dieta CRUA: http://www.cachorroverde.com.br/an_guia_caes.pdf. No modelo que adotamos, cada cão recebe, por dia, 50% de meaty bones ou ossos carnudos (sempre cru), 15% de carnes e/ou ovos, 10% de vísceras e 25% de vegetais e/ou carboidratos. A maioria dos nossos cães (15 deles) recebe 900g de alimento ao dia para manutenção, porém não são todos de mesmo tamanho e nível de atividade, dentre eles estão, por exemplo, 2 filhotes de 5 meses (embora menores, filhotes precisam comer um volume maior de alimentos). Temos outros 6 exemplares que precisam comer mais por serem maiores ou mais ativos (atletas), e também o Paçoca, um SRD de 14kg que come 400g por dia. As informações sobre como calcular a quantidade para o seu cão, inclusive conforme a idade e porte dele, estão no site www.cachorroverde.com.br. Depois é preciso acompanhar como o seu cão fica com aquela quantidade de alimento, e ajustar se necessário.

Se seu cão precisa comer 1kg de alimento ao dia, por exemplo, ele deverá receber diariamente: 500g de meaty bones + 150g de carnes e/ou ovos + 100g de vísceras + 250g de vegetais.

Abaixo está a tabela "guia" que usamos para as compras semanais (é a quantidade que cabe no nosso freezer e geladeira), com as quantidades de alimento usualmente consumidas pelos nossos exemplares, divididos em 4 "categorias" (conforme o tipo de ingrediente).
Lembrando que gestantes, lactantes ou filhotes em desmame recebem formulação um pouco diferente, e as recomendações também não valem para cães com necessidades especiais - nefropatas, hepatopatas, diabéticos, etc.: esses precisarão de dietas especiais específicas.

Quantidade de alimento x  nº de cães
50%  Meaty Bones
15%  Carnes / Ovos
10%  Vísceras
25%  Vegetais / Carboidratos
900g x 15
450g x 15 = 6750
135g x 15 = 2025
90g x 15 = 1350
225g x 15 = 3375
1kg x 4
500g x 4 = 2000
150g x 4 = 600
100g x 4 = 400
250g x 4 = 1000
1,4kg x 2
700g x 2 = 1400
210g x 2 = 420
140g x 2 = 280
350g x 2 = 700
400g x 1
200g x 1
60g x 1
40g x 1
100g x 1
TOTAL POR DIA
10,350kg
3,105kg
2,070kg
5,175kg
TOTAL POR SEMANA
72,450kg
21,735kg
14,490kg
36,225kg

















Os ingredientes que compõem cada categoria e podem ser oferecidos (assim como os proibidos) estão listados no Cachorro Verde, nesse link: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alimentos-que-podem-ser-oferecidos/

Aqui vou colocar alguns ingredientes de cada categoria:

Meaty Bones (ou Ossos Carnudos)*: nessa categoria entram os cortes de carne cujos ossos possam ser ingeridos completamente e que uma parte significativa da porção seja formada por ossos para garantir o equilíbrio entre o cálcio (fornecido pelo osso) e o fósforo (fornecido pela carne). Por exemplo: pescoço, asa, pé, coxa, sobrecoxa, peito e dorso de frango, pescoço de peru, sardinha, cavalinha, codorna, etc.
* Atenção:
Essa categoria DEVE ser oferecida CRUA, se tiver receio ou não gostar da ideia por qualquer motivo, opte pela dieta cozida seguindo as orientações do CachorroVerde: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/super-guia-da-dieta-caseira-cozida-para-caes/
Para saber quais meaty bones são seguros de oferecer conforme o tamanho do seu cão, veja essa postagem: http://phanomen.blogspot.com.br/2013/05/oferta-segura-de-meaty-bones.html

Carnes / Ovos: nessa categoria entram os ovos e quaisquer cortes de carne sem ossos, de qualquer espécie. Por exemplo: ovos de galinha, codorna ou pata, coração, língua e músculo de boi (carne moída com gordura!! é bom que tenha mais gordura se o seu cão é saudável, então não se preocupe com carnes magras ou "moída de 1a"), pernil, lombo, língua e coração suíno, moela, coração, carne de peito ou coxa de frango, filé de peixe.

Vísceras: nessa categoria você pode oferecer vísceras de qualquer espécie. Por exemplo: fígado, rim, baço (nome popular: passarinha), pulmão, cérebro, sarapatel ou frissura.

Vegetais (verduras, legumes, frutas) e carboidratos: abobrinhas (italiana, paulista, brasileira), abóbora, cenoura, tomate, beterraba, vagem, berinjela, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, maçã, banana, manga, mamão, batata doce (só cozida!), arroz (só cozido!), macarrão (só cozido!).

Nós optamos pela dieta crua, por isso quase tudo é cru, com exceção dos tubérculos (como a batata doce, que damos com frequência e nossos cães amam!), do arroz e do macarrão. Porém, para que os vegetais sejam digeridos por nossos carnívoros, precisam passar pelo liquidificador e viram "purê de vegetais" como eu mostro nessa postagem: http://phanomen.blogspot.com.br/2009/10/preparo-da-mistura-de-vegetais.html. Uma alternativa é oferecer os vegetais cozidos, assim são bem digeridos também (e mais palatáveis para os cães mais enjoados para comer vegetais). Atenção: todos os túberculos (batata, mandioquinha, inhame, cará, etc.) devem ser oferecidos cozidos.

Tendo em vista que fazemos para muitos cães, misturamos vários vegetais, mas pode-se escolher 1 ou 2 vegetais diferentes a cada dia ou 2-3 dias, tranquilamente!

Com exceção do ovo (que deve ser adicionado na hora de oferecer o "prato"), os ingredientes podem ser separados em porções e congelados por 7, 15 ou até 30 dias! Organize-se, reserve um dia para o preparo das porções para vários dias (dependendo da capacidade do seu congelador / freezer), depois basta tirar do congelador ou freezer a tempo de descongelar para a próxima refeição.

E os suplementos?
Suplementos são opcionais mas trazem benefícios muito válidos, por isso adicionamos, diariamente e para cada cão, os seguintes itens:

Suplementos
Iogurte natural integral
1 colher de sopa
Óleo vegetal (azeite ou de côco)
1 colher de sopa
Levedo de cerveja em pó
½ a 1 colher de chá
Alho fresco (cru)
1 ‘lâmina’
Cúrcuma
1 pitada
Gengibre
1 pitada
















Alguns detalhes mudaram das postagens mais antigas: antes eu batia o alho e ovos junto dos vegetais (no liquidificador) mas descobri - pela Dra. Sylvia do www.cachorroverde.com.br - que tanto o alho quanto o ovo perdem boa parte de suas propriedades dessa forma, então agora adiciono uma lasca de alho e o ovo na hora de servir! E para que a gema tenha seus nutrientes totalmente aproveitados, ela não deve ser estourada, a não ser pelo próprio cão na hora de comer.
A casca do ovo não é aproveitada se não passar pelo forno antes de ser triturada, então eu normalmente jogo fora as cascas, a não ser que precise fazer pó de casca de ovo (uma excelente fonte de cálcio para versões da dieta caseira sem ossos), veja como preparar o pó de casca de ovo aqui: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/tudo-sobre-o-po-de-casca-de-ovo/.

Pesquise preços, calcule as quantidades, vá às compras, ponha as mãos à obra e veja que vale a pena: seu cão muito mais animado pra comer uma comida infinitamente mais saudável e nutritiva, com ingredientes escolhidos POR VOCÊ!!!

Postagens anteriores sobre o tema:
http://phanomen.blogspot.com.br/2013/05/na-carne-brasileira-tem-hormonios-nao.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2013/05/oferta-segura-de-meaty-bones.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2012/01/refeicao-de-hoje.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2011/02/reportagem-sobre-alimentacao-natural.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2009/10/preparo-da-mistura-de-vegetais.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2009/04/primeira-refeicao-de-carne.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2009/02/preparando-comida.html
http://phanomen.blogspot.com.br/2009/01/roendo-ossos.html

2 comentários:

  1. Muito bom tudo, muito bem explicado, agora falta começar a pesquisar os preços e ver os resultados, Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Como você cria dobermans, qual é sua opinião sobre a dieta raw meaty bones.

    ResponderExcluir