quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Perfil do instagram suspenso

No dia 12/12/2024, há quase 1 mês, fui tentar acessar o perfil do canil no instagram e não consegui. Tinha um aviso de que a conta havia sido suspensa e que eu teria até tal dia pra fazer algo a respeito, esse algo era clicar em um botão solicitando que a decisão fosse revista, sem a possibilidade de se fazer nada além, e obviamente nada pude fazer, avisaram que a decisão era aquela e a conta foi suspensa permanentemente. Aí tem um link para baixar suas informações daquela conta, que não funciona. Ou seja, você perde o acesso e tudo que tinha lá sem aviso e sem o direito de sequer salvar algo.

Inicialmente me deu muita raiva. Raiva e frustração. E isso nem foi pelo perfil não poder mais ser acessado pelas pessoas, nem por perder os seguidores (cerca de 7 mil se não me engano, conquistados organicamente em vários anos), mas por ter vídeos e fotos que eu só tinha lá. Eu vinha usando o instagram como o principal canal do canil, não só pra compartilhar conteúdo, mas pra gravar vídeos e tirar fotos dos cães e filhotes, sem precisar ocupar espaço no celular. Eu fui tonta, não salvei o que tinha mais valor (sentimental) pra mim, e isso me deixou muito brava. Passado o excesso de raiva, eu decidi ir atrás dos meus direitos, oras, se não for pra ter o perfil de volta, queria ao menos poder recuperar um pouco do que eu só tinha salvo lá. Procurei advogados que já atenderam casos iguais. E agora resta esperar.

Como eu pude ceder de tal forma à praticidade que uma rede social oferece, e deixar lá, meio que nas mãos de um estranho, tanta coisa de valor sentimental pra mim? Como assim eu não guardei pelo menos aqueles vídeos ou fotos mais legais / representativos das ninhadas? Eu vinha usando fotos do meu instagram até mesmo no meu site, ao invés de baixar, fazer upload no servidor (além de ter guardado comigo também), e então incluir no site. Eu meio que larguei o site de lado porque ninguém quase olha mais, o instagram é muito mais fácil, quase todo mundo usa, então eu simplesmente me rendi. E o site, que é meu, que eu tenho algum domínio sobre, tá lá vaziozão (mais ainda agora, sem o conteúdo do instagram que eu incorporava lá). Não importa que não é mais costume as pessoas acessarem sites, não importa. Enfim, eu errei, e me sacanearam. 

Eu acho que poucas vezes fiquei tão triste por algo da internet. Me chateou mesmo. Fiquei desanimada, nem mexi direito no instagram (tenho outros 2 perfis, não tão queridos quanto o do canil, eis a questão) desde então. E sigo lidando com esse sentimento / sensação. Criei um perfil provisório pro canil, mas nem sei o que quero fazer se o perfil suspenso não voltar.

Hoje fui mexer no site e lembrei da existência do blog. 
Quem diria, 15 anos depois de eu ter criado, 6 anos depois da última publicação que fiz, e o blogspot segue firme, com tudo que eu publiquei bonitinho ali, e essa porta de comunicação seguindo aberta pra mim. Que bom! Penso em voltar a usar com constância.