segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DIFERENÇAS ENTRE CRIADOR E COMERCIANTE


DIFERENÇA ENTRE UM CRIADOR E UM TIRADOR DE NINHADA (COMERCIANTE)

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

1. Motivo para criar: diversão, bom para as crianças e para ganhar dinheiro. Não filtra compradores e raramente recusa uma venda, mesmo se o comprador for inadequado.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

1. Dedica-se para produzir cães de qualidade, encara isso como uma vocação séria. Tem muito dinheiro e tempo investido em cães, de tal modo que se esforça para ficar no zero a zero, não tem lucro, embora isso seja uma utopia, a maioria dos bons criadores tem prejuízos anos após anos. Vende filhotes somente para compradores aprovados.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

2. Cruza o cãozinho de estimação da família com qualquer outro cão da mesma raça, somente para ter filhotes puros. Não tem nenhum entendimento ou preocupação com genética, pedigree, linhas de sangue ou melhoria da raça.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

2. Pode explicar como o planejamento de cruzamentos pode ser usado para enfatizar ou minimizar características específicas usando linebreeding (cães com certo parentesco), outcrossing (cães sem parentesco), ou muito raramente, usa inbreding (cruzar exemplares com pais, filhos ou tios).

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

3. Mesmo que seus cães de estimação (pais e mães dos filhotes) sejam  amados, eles não foram testados quanto a displasia ou outras doenças.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

3. Não cruzam cães com menos de 2 anos. Tem armazenados os testes feitos  em seus cães para evitar doenças congênitas. Estes testes servem como histórico para que sejam feitos cruzamentos que produzam filhotes sem doenças, bem como para evitar o cruzamento de cães doentes.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

4. Não oferece nenhuma garantia durante a venda dos filhotes. Não qualificado para dar suporte caso algum problema (doença genética) venha a se desenvolver.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

4. Dá garantia por escrito (contratual) de repor o cão com defeitos genéticos ou se predispõe para ajudar o dono a lidar com qualquer tipo de problema.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

5. O vendedor tem um limitado conhecimento da historia da raça, não é filiado a nenhuma entidade cinófila que o supervisione e oriente. Pode alegar que isto não importa para “apenas cães de estimação”.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

5. Ama a raça e pode falar demoradamente sobre ela, seu uso e tipo ideal. Tem forte preocupação em melhorar e promover a raça. Participa ativamente de cursos, palestras e sempre está a procura de informações.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

6. Filhotes nascem em acomodações temporárias, algumas vezes em péssimas condições de higiene, indicando falta de investimento e planejamento na criação e falta de cuidados verdadeiros para o bem estar da mãe e filhotes. Na maioria das vezes não se preocupa com a socialização dos filhotes e entrega aos novos donos o mais rápido possível, muitas vezes antes mesmo dos filhotes estarem totalmente desmamados.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

6. Investe em equipamentos, o ambiente para os filhotes tem total higiene, acompanha o parto e o crescimento dos filhotes de perto. Filhotes são socializados com pessoas e sons do cotidiano para diminuir o stress quando for para o novo lar, não tem pressa para entregar os filhotes, só os entrega quando tem plena certeza de que estão bem de saúde, e que não correm risco de morte.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

7. Mesmo quando vendem “apenas filhotes”, podem ter pedigree e pais campeões, como prova de qualidade. Apesar disso o  vendedor não aumenta seu próprio conhecimento sobre a raça que cria. Ele não está realmente envolvido em colocar seus cães em exposição para provar “qualidade”, e sim, para aumentar a vendabilidade dos filhotes.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

7. Pertence a clubes cinófilos locais, regionais e/ou nacionais, indicando seu amor pela arte de criar cães puros. Expõe seus cães com orgulho e com objetivo de testá-los e a sua descendência, quanto a qualidade, evitando assim cegueira de canil.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

8. Podem ser relutantes a mostrar ao comprador a ninhada ou apresentar o pai e a mãe. Não sabe ou não fará nenhuma comparação/critica ao filhote ou aos antepassados dos filhotes.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

8. Apresenta a ninhada e pais em um ambiente higiênico. Ajuda o comprador a avaliar e escolher o filhote. Explica critérios para “possibilidade de competir com o cão” x “escolha de um animal de estimação”.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

9. Preços normalmente (mas não necessariamente) são tão baixos quanto do mercado local, pois ele precisa se desfazer dos filhotes rapidamente. Anuncia em classificados de jornais locais, redes sociais e outros.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

9. Preços serão mais altos do que o mercado local. Preços serão reflexo de todo o investimento nos filhotes. Um criador responsável nunca lucra com a venda de filhotes, mas mantém seu padrão de qualidade (que tem altos custos) e investe permanentemente na criação. Não anuncia no Mercado livre e nem no Orkut. Geralmente tem uma lista de espera por filhotes.

TIRADOR DE NINHADA - (“Fábrica de Cachorros”)

10. Não se importa pelo futuro de filhotes individuais ou pela raça como um todo. Se você tem problemas com o filhote, não te ajuda a encontrar um novo lar para ele. Não se importa se um cão fora do padrão for colocado para acasalar, seja este um cão de sua propriedade ou um filhote por ele vendido.

CRIADOR RESPONSÁVEL -

10. Depois da compra, ele irá te ajudar com informações e dicas de cuidados, como manutenção da pelagem ou problemas de treinamento. Ele irá te ajudar a encontrar um novo lar para seu cão caso você não possa mantê-lo, evitando que sejam jogados no mundo a qualquer sorte. São totalmente contra cruzar cães fora do padrão ou com doenças genéticas, e aconselham que proprietários comuns também não o façam. Em alguns casos, castram os cães para garantir que estes não passem características indesejadas para as futuras gerações.


Autor: Roberto Rodrigues Junior (Summer Storm Labs)
Revisão: Kathleen Schwab (Canil Phanomen)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Campeões Mundiais de Trabalho (Dobermann)


Tenho sido muito questionada por pessoas com dúvidas em relação a Dobermanns que se consagraram Campeões Mundiais de Trabalho / Adestramento (IPO / Schutzhund). Como tenho percebido certa confusão, uma vez que, considerando eventos especializados (somente de Dobermann) temos 2 modalidades diferentes com eventos válidos como mundiais, resolvi escrever a respeito, na tentativa de esclarecer o assunto. Lembrando que existem outros Campeonatos também de  importância (por exemplo, o Campeonato Alemão de Trabalho da raça Dobermann DV DM que significa DobermannVerein Deutsch Meisterschaft).

O evento pode ser Mundial de Trabalho (IPO / Adestramento) e pode ser também Mundial de Conformação (Beleza / Exposição). Há os eventos mundiais de todas as raças, mas vou falar somente dos especializados (somente da raça Dobermann) que são os de maior valor pra raça.
Tais eventos mundiais são sempre do IDC (International Dobermann Club), que rege todos os demais clubes especializados de cada cidade e país. Os mundiais de trabalho / IPO / adestramento são chamados IDC Weltmeisterschaft (em inglês IDC World Championship), abreviado como IDC WM ou IDC IPO WM. O promotor do evento é sempre o clube local da cidade onde este for realizado (existe sorteio para definir o país sede de cada Mundial).

CAMPEÕES MUNDIAIS DE TRABALHO (IPO / Adestramento / Schutzhund)
* Vencedores do Campeonato Mundial de Adestramento do IDC

2012 - Ottomac
2011 - Ottomac
2010 - Ottomac
2009 - Hera Nuova Dolce Vita
2008 - Mona vom Edertal
2007 - Mona vom Edertal
2006 - Black Palma's Ali
2005 - Cara's Red Sasha
2004 - Bandit von den Hassbergen
2003 - Arak vom Schwarzen Engel
2002 - Chaki von Serrano
2001 - Erik vom Strundertal
2000 - Erik vom Strundertal
1999 - Alfred von der Urftquelle
1998 - Icecream della via del Samurai
1997 - Larry von der Mooreiche
1996 - Kleo von der Weyermühle
1995 - Brita Egra
1994 - Queen von Hochstede
1993 - Nikki van de Donauhoeve

O Mundial de 1993 eu tive a oportunidade de assistir a gravação durante visita à uma criadora na Europa, anos atrás. Os resultados completos dos Campeonatos Mundiais de Trabalho do IDC desde 1994 (e muitos outros) podem ser acessados pelo site WorkingDog.eu. Os resultados dos Mundiais do IDC desde 2009 contam inclusive com vídeos de todos os competidores!
Os resultados dos Mundiais de Dobermann podem ser vistos a partir desse link: http://www.working-dog.eu/meistersch_anz_jahr.php?tID=17&tName=IDC+world+championship